Ligue Para a Gente: Central Nacional de Vendas 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
>
29.dez, 2016 0 Notícias

Morre Pierre Barouh, o embaixador da música brasileira

Morreu nesta quarta-feira (28) o ator, cantor e compositor francês, Pierre Barouh, em decorrência de uma insuficiência cardíaca.

Barouh em foto de 2008: parceiro de Baden Powell em 'Samba da Benção'

Barouh em foto de 2008: parceiro de Baden Powell em ‘Samba da Benção’

De acordo com sua esposa, Atsuko Ushioda, Barouh de 82 anos estava internado há cinco dias em um hospital em Paris.

Ele que se tornou mundialmente conhecido após participação no filme “Um Homem e Uma Mulher, com direção de Claude Lelouch, filme que ganhou o Prêmio ”Palma de Ouro” em Cannes.

Barouh era considerado um embaixador na música brasileira na Europa, entre suas composições destaca-se Samba Saravah (ou Samba da Benção), canção que ele compôs em parceria com o violinista Baden Powell, em que vários músicos brasileiros são homenageados.

Relação com o Brasil

Sua relação com o Brasil se iniciou ainda na juventude, Barouh morava no subúrbio parisiense de Levallois Perret, veio ao Brasil em 1960 acompanhando um time de voleibol. Em solo brasileiro, ele fez amizade com compositores que criaram a bossa nova, entre eles Tom Jobim.

Pierre Barouh, ator, cantor e compositor francês

Pierre Barouh, ator, cantor e compositor francês

Ao retornar para o seu país natal, Barouh passou a compor e teve como interprete de suas canções grandes nomes como Françoise Hardy, Yves Montand e Nicolle Croisille.

Como ator, Barouh estrelou no filme  “Um Homem e uma Mulher” interpretando um dublê de cenas arriscadas, na trama ele morre e sua esposa (Anouk Aimée) se envolve com um piloto e vive com ele uma linda história de amor. Na época, Barouh e Anouk eram casados na vida real.

Em 1972, ele dirigiu um documnetário sobre os primórdios da bossa nova, “Saravah”. Seu último trabalho foi em 2005, no filme “A Coragem de Amar”.

Fonte: ISTOÉ

 

 

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *