Ligue Para a Gente: Central Nacional de Vendas 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
>
24.out, 2016 0 Notícias

Luto: Morre no Japão, a primeira mulher a escalar o Monte Everest

A montanhista japonesa Junko Tabei em foto de 2003

A montanhista japonesa Junko Tabei em foto de 2003
(Photo by Paula Bronstein/Getty Images)

Morreu nesta nesta quinta-feira (20), aos 77 anos, a japonesa Junko Tabei,  vítima de câncer, em um hospital de Saitama (arredores de Tóquio).  A notícia de seu falecimento só foi divulgada pela família neste fim de semana.

Ela foi a primeira mulher que escalou o Monte Everest, a maior montanha da terra, com cerca de 8.848 metros acima do nível do mar.

O fato histórico ocorreu em maio de 1975. Junko tinha 35 anos, e em 1992 conquistou o título de primeira mulher a completar “As Sete Cúpulas”, que são as montanhas mais altas de cada continente.

Junko era graduada em literatura pela  Universidade feminina de Showa e fundadora do Clube de Montanha para Mulheres do Japão.

Além de montanhista, é autora de diversos livros, entre eles ” Uma Dona de Casa que escala Montanhas”, livro este que lhe rendeu o ”Prêmio Mountain Hero Award” do instituto da montanha de Washington.

Após o tsunami ocorrido em 2011 na região nordeste do Japão, Junko passou a realizar suas escaladas nas montanhas de Fukushima, um dos lugares mais afligidos pelo desastre natural e local onde ela nasceu.

Fonte: G1

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *