Ligue Para a Gente: Central Nacional de Vendas 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
>
28.jun, 2017 0 Notícias

Luto: dom Oneres Marchiori, o bispo emérito de Lages, morre aos 84 anos

Uma triste notícia para os fiéis de Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, morreu aos 84 anos o bispo emérito Oneres Marchiori, na tarde desta terça-feira (27).

Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

A confirmação do óbito veio por meio da Diocese, afirmando que o dom emérito estava realizando hemodiálise no Hospital local quando passou mal por volta das 16h, chegou a ser socorrido, mas não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.

A saúde do dom emérito estava bem debitada, há cerca de dois anos ele descobriu que tinha diabetes e desde então teve que ser submetido a hemodiálise todas as semanas e passou por uma recente cirurgia cardíaca.

Dom Oneres Marchiori estava como bispo de Lages há 23 anos, quando renunciou o cargo por conta da idade e ficou como bispo emérito, mesmo assim se mantinha em atividade na igreja.

”Nos últimos anos se dedicou mais à pregação de retiros e equipes de Nossa Senhora, além de ser chamado para dar palestras. Ele foi uma referência do ecumenismo no Brasil e adotou Lages como sua segunda terra”, diz o padre Ildo Ghizoni.

Trajetória

A vida apostólica de dom Oneres Marchiori se iniciou aos 16 anos, quando ele saiu de sua cidade natal no Rio Grande do Sul e ingressou no seminário em Lajes.

Foto: Alan Pedro / Agencia RBS

Foto: Alan Pedro / Agencia RBS

Cursou teologia em Roma em 1956 e na Itália em 1977, após passar seis anos na Diocese de Caçador, foi para Lages onde ficou como bispo emérito mesmo depois de ter renunciado ao cargo.

O velório aconteceu na terça-feira às 22h na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres de Lages. O sepultamento ocorrerá na quinta-feira (29), após a misa de corpo presente.

Fonte: DC

 

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *